sexta-feira, 1 de abril de 2016

EXISTE UM LÁPIS COR DE PELE?


Nas minhas aventuras em descobrir como ser mãe de um menino esperto como o Lucas, sempre me levou e leva a refletir sobre as coisas que estou ensinando para ele. Uma delas esta nas cores de pele das pessoas. Criança normalmente pergunta tudo, questiona as ordens que você passa, as suas teorias e assim vai. 
Para tentar ensiná-lo sobre as variedades de cores de pele,  busquei no acervo das escolas onde leciono vários livros que falam do tema.   Li todos os livros para ele, repedidas vezes e mesmo assim a confusão na hora de pintar as pessoas era a mesma, a pele para ele sempre era pintada com aquele lápis que conhecemos bem, o famoso lápis cor de pele, o lápis que simboliza a cor de pele branca. 
Descobri que o problema estava aí, em uma simples caixa de lápis de cor, o preconceito contra as outras cores de pele já tinha sido formada há muito tempo, séculos atrás. Muitas vezes na simplicidade, reproduzimos sem saber o significado verdadeiro. 
Ontem percebi onde estava o erro, e pude conversar com ele sobre as diferentes cores de pele. Ele começou a procurar cores diferentes para pintar e a turma da mônica foi pintada  com tons diferentes, cascão ganhou a pele marrom, Magali marrom claro, cebolinha e Monica a cor rosa claro (o antigo lápis cor de pele). 
O mais interessante é que ele olhou pra mim e disse, “Vou pintar com a sua cor mamãe, vou usar o marrom”. 
Uma pergunta ficou na minha mente, por que só existe esses três lápis para representar as cores de pele das pessoas em uma caixa de lápis? Exite tantas cores de pele no mundo... Em uma pesquisa rápida descobri uma marca brasileira que pensou nisso e produziu giz de cera com várias cores de pele, olhem que legal.


Assintam também esse vídeo que fala do assunto dentro da escola...
FILME: LÁPIS COR DE PELE

Boa reflexão para vocês... Beijo grande!
_______________________________________________
Imagem: http://conviviocomadiversidade.blogspot.com.br/2015/07/lapis-cor-de-pele.html
Giz de Cera: http://www.hypeness.com.br/2015/03/marca-lanca-giz-de-cera-com-varias-cores-de-pele/

3 comentários:

  1. Vale mesmo a reflexão porque nem as bonecas das garotas são retratadas da forma real, na sua grande maioria.
    Gostei do seu cantinho.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://nanaeosamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótima notícia Eu tenho um IMVU créditos de código e funcionou! Confira http://imvucreditsgenerator.com

    ResponderExcluir